Startup de Sete Lagoas leva primeiro lugar em premiação e ganha intercâmbio na França

Thiago (à esquerda de Orlando) vai para a França estudar sobre o uso das novas tecnologias no processo de doação de sangue na União Europeia

  O #PartiuDoarSangue, aplicativo e site que visa incentivar e aumentar a quantidade de doações de sangue pela população, venceu na última semana o 2º Prêmio LF de Computação, promovido pela Bodega das Artes Raimundo de Chiquinha do Aracati (Barca / Aracati Digital) em homenagem ao falecido professor de Ciência da Computação da Puc Rio, Luiz Fernando.

 

  A startup teve seu site lançado em novembro de 2016 e o aplicativo em janeiro deste ano, à princípio, apenas em Minas Gerais e, desde junho, para todo o Brasil. “Hoje estamos com 2.508 cadastros, mas começamos a crescer mesmo a partir de março, na faixa de 30 novos cadastros por dia”, conta o professor de Ciência da Computação das Faculdades Promove de Sete Lagoas e um dos sócios do #PartiuDoarSangue, Orlando Silva.

 

  Em março deste ano a #PartiuDoarSangue, participante do Santa Helena Valley – ecossistema de startups e inovação de Sete Lagoas -, foi um dos 17 projetos acelerados no Brasil pelo programa Baanko Challenge, que utiliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para fomentar o ecossistema de Negócios de Impacto Social. “Depois disso não nos inscrevemos em mais nenhum programa de aceleração”, recorda Orlando. “Foi muito bom, principalmente o networking e o aprendizado, evoluímos no modelo de negócio, as mentorias”, completa.

 

Premiação

  Com o primeiro lugar entre sete concorrentes, a startup ganhou, além de medalha e certificado, um prêmio de U$ 1 mil (mil dólares), que serão entregues no dia 20 de outubro, no Webmedia 2017, em Gramado (RS), e um intercâmbio de dez dias na Universidade de Clermont Ferrand, cidade próxima de Lion, na França.

 

  Além de Orlando, também são sócios da startup o professor de Doutorado na área de Ciência da Computação na UFMG, Adriano Machado Pereira (coorientador), e o recém formado em Sistemas de Informação Thiago Abreu Rodrigues, que fará a viagem. “Ele negocia com a universidade a melhor data”, diz Orlando.

 

Marcelo Sander 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *