InovAtiva de Sete Lagoas acelera startups locais

Marcelo Abreu e Luciana Oliveira: Farmácia do Bem fica entre as 10 melhores startups do país no BioStartup Lab

  O Unifemm foi escolhido no início de janeiro deste ano para representar a Inovativa Brasil em Sete Lagoas. A Inovativa Brasil foi criada em 2013, idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) juntamente com o Sebrae e executado pela Fundação CERTI – Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras e funciona como uma pré-aceleradora de startups, empresas iniciantes de base tecnológica.

 

  Em Sete Lagoas três startups foram selecionadas para a primeira fase do programa, que terminou no último mês: Farmácia do Bem, Clubook e Pró-Educacional, todas elas participantes do Santa Helena Valley (SHV), o ecossistema local de startups, sendo que as duas primeiras seguiram para a segunda fase, realizada em São Paulo no último mês.

 

  Segundo a professora Luciana Branco Penna, coordenadora do curso de Administração e a responsável pelo projeto na instituição, essas startups passaram por duas capacitações online sobre acesso a capital de investimento e sobre Pitches (apresentações de curta duração para potenciais investidores). “Atualmente essas startups participam de mentorias coletivas, sobre maior assertividade para acesso ao capital, de trocas de informações com outras startups já aceleradas pela Inovativa, entre outras ações”, conta Luciana.

 

  A seleção para o próximo ciclo do InovAtiva Brasil no Unifemm terminou no dia 10 de julho. “Nos posicionamos como quarta cidade mineira com mais startups inscritas. No momento, estão sendo avaliadas para passarem para a aceleração”, comemora a coordenadora do projeto.

 

Clubook

  De acordo com o empreendedor Jonathan Ramos, da startup Clubook, a aceleração ocorreu bem no momento de migração de equipe. “Agora tenho como sócios o Hugo Senna da TI Master e a Elzi Campos da You Up. Conversamos muito sobre ter um foco mais mercadológico proporcionado pelo InovAtiva voltado para o entendimento do mercado e a proposta de valor do negócio”, conta.

 

  Segundo Jonathan Ramos, um dos maiores aprendizados foi ver que na mesma sala de avaliação, na segunda fase do programa, estavam outras dez empresas que já faturam na casa do milhão. “Fora as conversas com investidores e mentores. Saímos de lá bem afiados com uma estratégia de vendas bem mais interessante. Com certeza vamos alçar grandes voos. Muitos dos mentores, investidores e empreendedores do InovAtiva se tornaram clientes do Clubook também”, revela.

 

Farmácia do Bem

  Outra startup que colheu e ainda colhe bons frutos do InovAtiva é a Farmácia do Bem, dos sócios Marcelo Abreu, Luciana Oliveira e Gabriel Gonçalves. “Participamos de dois processos simultaneamente, a aceleração Inovativa Brasil 2017 e a rodada BioStartup Lab Interfarma da Biominas, a maior aceleradora da área de Ciências da Vida do Brasil”, diz Marcelo Abreu.

 

  Na primeira fase do InovAtiva, foram mais de 1300 Startups. Na segunda, 132 concorrentes e todas se apresentaram na final do Demoday em São Paulo, na última semana. “A Farmácia do Bem participou de duas finais: startups de impacto socioambiental (13 Startups) e startups da área da Saúde. Nesse fim de semana em São Paulo tivemos contato com muitos mentores e mais de 160 investidores”, comenta o empreendedor.

 

  Já a BioStartup Lab Interfarma, parceria entre a BioStartup Lab da Biominas e a Interfarma (Associação das Indústrias Farmacêuticas Internacionais que atuam no Brasil), contou com 40 startus para serem entrevistadas. Dessas, 21 foram escolhidas para participar de dez semanas de atividades em São Paulo. E lá estava a Farmácia do Bem representando Sete Lagoas. “Também tivemos acesso a mentores de peso, a maioria relacionados à indústria farmacêutica. No primeiro Roundtable, seis startups foram eliminadas. A Farmácia do Bem continuou e também fomos selecionados no segundo Roundtable, onde mais cinco Startups foram eliminadas. Por fim, ficamos entre as 10 grandes finalistas da BioStartup Lab Interfarma e ontem nos apresentamos no Demoday. O nível dos mentores também foi fantástico”, comemora Marcelo Abreu. As startups de Sete Lagoas se preparam agora para novos processos de aceleração.

 

Marcelo Sander

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *