Projeto de doação de sangue sete-lagoano concorre no Yunus Challenge Brasil

  O professor Orlando Silva Júnior, do curso de Redes de Computadores das Faculdades Promove de Sete Lagoas, desenvolve um projeto para incentivar e aumentar a quantidade de doações de sangue pela população. Seu projeto está inscrito no Yunus Challenge Brasil e atualmente é um dos dez finalistas.   Porém, para que seja um dos cinco melhores para se apresentar no Rio de Janeiro, precisa do seu voto.

 

  “Nesse evento, dois projetos serão selecionados por votação popular e é por isso que preciso da ajuda de todos. Para apoiar o projeto, entre no link http://ysb.socialab.com/ideas/ver/30581, clique em Entrar, (pode entrar com a conta do facebook ou fazer um breve cadastro) e depois clicar no botão Apoiar”, conta o professor. O problema é que a votação termina nesta segunda-feira, dia 14. Portanto, é preciso votar logo.

O projeto

  A proposta é ajudar você a salvar vidas. O projeto, chamado #PartiuDoarSangue, consiste no desenvolvimento de um site e um app para incentivo à doação de sangue e de medula. Doadores realizam seu cadastro no sistema e a partir de solicitações de doação, que também podem ser feitas no sistema, os doadores cadastrados são notificados para realizarem a doação. O sistema controla ainda os intervalos entre doações e permite a realização de campanhas e competições para incentivar a doação e, consequentemente salvar vidas.

 

Problema Social

  A falta de doadores de sangue e medula, que gera problemas como adiamento e cancelamento de cirurgias, impossibilidade de transfusões e até a morte, é o problema a ser minimizado. Apenas 1,8% da população brasileira doa sangue e o ideal é que fossem pelo menos 5%.

 

Como funciona

  Através de um site e um app, doadores realizam seu cadastro no sistema e a partir de solicitações de doação, que também podem ser feitas no sistema, os doadores cadastrados são notificados para realizarem a doação. O sistema controla ainda os intervalos entre doações e permite a realização de campanhas e competições para incentivar a doação e, consequentemente, aumentar a quantidade de doações, possibilitando salvar mais vidas.

 

  Os custos são para manutenção da infraestrutura para manter o sistema no ar e custear os serviços de desenvolvimento, manutenção e divulgação do projeto. As receitas vem de campanhas de crowdfunding, de empresas parceiras e de uma grife da marca .

Viabilidade financiera

 

  O principal fator de sucesso é a participação de empresas, divulgando e incentivando seus funcionários e as competições que serão realizadas, o que fará com que o projeto realmente alcance o objetivo de aumentar a quantidade de doações. Com isso, crescerá também o volume de parcerias e aportes financeiros no projeto pelas empresas. Isso facilitará os investimentos em cada vez mais ações para incentivar a doação e ajudar os hemocentros e, principalmente, as pessoas que necessitam.

 

  Orlando Silva Junior possui graduação e mestrado na área de Ciência da Computação, tendo experiência de mais de 8 anos como desenvolvedor, analista de desenvolvimento e professor universitário. Thiago Abreu Rodrigues: bacharelando em Sistemas de Informação, tendo experiência de mais de 6 anos como desenvolvedor de software.

 

Marcelo Sander 

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