You Up: Tenha uma carreira memorável

A coaching de carreira Elziane Campos foi eleita em 2016 uma das promessas da nova liderança empreendedora feminina de Minas Gerais pela ACMinas

  Qual é o seu propósito profissional? Já parou para pensar nisso? O da coaching de carreira Elziane Campos é exatamente esse: ajudar você a encontrar o seu. “O coaching de carreira auxilia pessoas a protagonizarem carreiras memoráveis para alcançar a realização profissional e transformarem a forma como o mundo se constrói”, afirma.

 

  Elziane é psicóloga (UFMG), Mestre em Desenvolvimento Profissional e de Carreira pela Universidade de Brasília (UnB); PhD em Carreiras Protagonistas e Educação Empreendedora (UnB); coach certificada e especialista em carreira. Ao longo dos anos, desenvolveu várias metodologias para promoção de desenvolvimento de carreiras protagonistas atuando como coach, consultora, pesquisadora, palestrante e facilitadora de eventos e grupos de trabalho.

 

  É fundadora da YouUp (youup.com.br), plataforma on-line de coaching e desenvolvimento de carreiras, e coordenadora de Educação Empreendedora do Santa Helena Valley (SHV), ecossistema de startups de Sete Lagoas. Em 2016, foi eleita uma das promessas da nova liderança empreendedora feminina de Minas Gerais pela Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas). Ao SETE DIAS, ela conta mais sobre como ter uma vida profissional memorável.

 

O que é o coaching de carreira?

  Elziane Campos: A metodologia do coaching associada às teorias de carreira é o que chamamos de coaching de carreira. O objetivo é oferecer para o profissional a possibilidade de gerar maior clareza do seu perfil para que, então, dentre as várias opções que o mercado oferece, ele consiga identificar aquelas que são mais adequadas ao seu perfil. Além disso, ele consegue criar um plano de desenvolvimento coerente com a proposta de vida que quer no curto, médio e longo prazos e fazer um acompanhamento de seu desenvolvimento em termos de competências, comportamentos e realizações.

 

Toda pessoa está apta ao método?

  EC: Sim, especialmente aquelas que estão passando por alguma transição de carreira, querem estudar fora, estão com dificuldade em fazer a escolha do curso superior, querem empreender ou trabalhar em novas perspectivas, com consultoria independente, ser autônomo, e por aí vai.

 

Serve também para pessoas que estão em fase de transição profissional? E quanto aos desempregados? O coaching de carreira pode ser uma boa solução?

  EC: Vale sim. Quando acontece da pessoa nos procurar, não necessariamente é porque ela está desempregada. Ela pode estar procurando outra vaga ou então já está na iminência de ser demitida. Fazemos um trabalho muito focado no reconhecimento de quais talentos e habilidades ela possui, identificamos as competências, tudo aquilo que ela já aprendeu e se destacou, o que ela realmente quer gerar de impacto, que nicho ou segmento ela mais vê potencial para si, sua realização profissional e o ganho financeiro. Por fim, a perspectiva mais importante que é a identificação da rede de contatos: pessoas que ela conhece e pessoas que conhecem pessoas que ela conhece e que realmente podem gerar oportunidades de emprego. No Brasil a grande maioria das pessoas consegue recolocação no mercado por indicação, restabelecendo e fomentando vínculos profissionais de reciprocidade. Isso é uma regra no Brasil e não uma exceção, apesar de termos trabalhos de grandes empresas de recolocação.

 

Se estamos há muito tempo no mesmo emprego, podemos ficar acomodados. Quando desempregados, podemos descobrir que a profissão de uma vida inteira não era a que realmente queríamos seguir?

  EC: É exatamente isso o que buscamos. O coaching de carreira é feito em duas frentes. Na primeira, conseguimos gerar clareza da pessoa quanto ao próprio perfil para que então ela consiga encontrar, entre as várias oportunidades, aquela que melhor se enquadra para ela. Muitas vezes as pessoas acompanham a “manada”. Você escuta na escola que tem que crescer, fazer uma pós-graduação, trabalhar em uma multinacional ou fazer um concurso público, se esquecendo que essas opções simplesmente podem não corresponder ao seu perfil. O foco do coaching é conscientizar o profissional no processo de tomada de decisão mais coerente com o que a pessoa realmente é e acredita ser. O coaching de carreira também trabalha no auto-conhecimento e no desenvolvimento de competências comportamentais que vão fazer com que seu perfil se destaque e se diferencie. A realização profissional, então, passa a ser a conjugação desses dois pontos.

 

O coaching de certa forma é um atalho?

  EC: É isso mesmo. O coaching é um grande catalisador para gerar clareza do perfil da pessoa para que ela realmente faça melhores escolhas. Muitas vezes a gente tem que explicar isso para quem está na dúvida sobre contratar ou não o coaching. Quanto custa continuar com a vida que se leva? Na maioria das vezes esse custo é muito alto. E, se comparar com a capacidade que a geração de resultados que o coaching aplicado para a carreira possui, é um investimento que vale muito à pena.

 

Quais inovações a YouUp, sua plataforma digital, oferece?

  EC: Ao longo da minha trajetória, percebi que o coaching ainda é um serviço muito elitizado. Isso tira de muitas pessoas a oportunidade de realmente ter acesso a processos de desenvolvimento. A minha missão, como profissional, é democratizar esse acesso para promover resultados mesmo que não seja naquele nível de profundidade conseguido com um atendimento individual e personalizado, mas gerar algum impacto nas pessoas. Embora não tenham recursos, as pessoas têm demandas nessa área. A solução que encontrei foi diversificar o atendimento em três diferentes canais: gratuito pelo Whatsapp (para participar, salve o número (31) 98240-2328 no seu celular com o nome YouUp e envie mensagem dizendo “Olá, sou xxx e quero ter uma carreira memorável!”), com conteúdos objetivos e precisos, como se fossem pílulas de desenvolvimento. Outra forma é a parte “startup” da YouUp, por meio de cursos online (trilhas de auto-coaching), com atividades que direcionam a pessoa na identificação de respostas sem a necessidade direta de um coaching. O nível máximo de profundidade, porém, só consegue com o contato direto com um especialista em coaching, mesmo que online, pois ele tem formação, preparo, técnica e ferramentas necessárias para alavancar o processo ao máximo.

 

Adrielle Lopes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *