Janayna Bhering, CEO da SafeTest, de malas prontas para Vancouver
Da UFMG para o mercado de testes de diagnósticos que movimentam mais de R$ US$ 100 bilhões em todo o mundo. Criada em 2016, a SafeTest Diagnósticos, startup participante do Santa Helena Valley – ecossistema de inovação de Sete Lagoas -, mostra que é possível a integração entre ciência e mercado, unindo inovação e negócio.
A empresa, criada para atender à demanda do mercado por métodos rápidos e precisos para detecção precoce de doenças infecciosas, como Dengue, Zika, Febre Amarela, Sífilis, HIV, Brucelose e Febre Aftosa, acaba de ser uma das nove startups brasileiras selecionadas para o LEAP International 2017, um programa de aceleração em Vancouver, no Canadá.
“Por 40 dias vamos passar por treinamentos, workshops, visitas técnicas e encontros com investidores em Vancouver, na Colúmbia Britânica canadense. Eles também terão a oportunidade de se relacionar diretamente com possíveis investidores e parceiros”, conta Janayna Bhering, CEO da SafeTest, que viaja no próximo dia 8 de setembro para o Canadá.
As empresas foram selecionadas pela consultoria brasileira-canadense Dream2B e pela ClosedGapVentures para participar da segunda edição do LEAP International na aceleradora Launch Academy, o único programa de aceleração feito exclusivamente para empresas brasileiras no Canadá. A ideia é impulsionar os negócios das startups que querem se tornar globais a partir do Canadá, expandindo para América do Norte no curto prazo, com mentorias especializadas em diversas áreas e aproximação com contatos-chave.
As startups brasileiras selecionadas para esta edição do programa são Eruga, Lady Driver, Litelims, Pronto Rush, Puzzles Dynamics, Safetest, Sysmiddle, Shawee e Topic Play. A Safetest já foi vencedora do Biostartup Lab, participou do Biotech II, participa ainda do SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development e do Dream2b – International Venture Builder, programas de aceleração de startups que ocorrem em parceria com o governo de Minas Gerais e Canadá respectivamente, visando a promoção e alavancagem do negócio.
Marcelo Sander