Depois de dez intensas semanas e 23 startups participantes, chegou ao fim, no último dia 3 de maio, a 5ª edição do BioStartup Lab, programa de pré-aceleração de negócios nas áreas de ciências da vida, realizado no Biominas, em Belo Horizonte. Uma das startups finalistas foi a sete-lagoana membro do Santa Helena Valley #PartiuDoarSangue, dos sócios Orlando Silva, Fabrício Valadares, Adriano Pereira e Thiago Rodrigues.
A #PartiuDoarSangue é uma plataforma de captação de doadores de sangue que conecta o doador, o paciente e o banco de sangue. Pelo site ou aplicativo, quem precisa de doação (seja o paciente ou o banco de sangue) pode fazer um pedido no sistema, que automaticamente notifica os doadores cadastrados, de acordo com a região do pedido, para que possam doar.
Para Orlando Silva, foi excelente ter participado do programa. “Aprendemos muito. Aprimoramos bastante nosso modelo de negócios e saímos com perspectivas muito melhores do que quando entramos. Evoluímos muito, fizemos parcerias importantes e o networking foi fantástico. Tivemos contato com grandes mentores e pessoas que estão nos ajudando a alavancar o negócio”, comenta.
Para o empreendedor, o que fica de aprendizado, também, é o conteúdo. “Vimos várias ferramentas, métodos e abordagens muito adequadas ao nosso cenário. Conhecemos vários empreendedores e suas histórias, tanto de sucesso quanto de fracasso. Isso tudo foi muito importante para avaliarmos e aprimorarmos nossas estratégias. Foi muito importante, para colocarmos em prática várias coisas boas e deixar de cometer os erros que outros empreendedores cometeram”, completa. “Foi um grande orgulho participar e, principalmente, ficar entre as melhores startups do programa”, conclui.
O programa
O BioStartup Lab é um programa de pré-aceleração que tem o papel de gerar um impacto positivo e apoiar soluções para o futuro do planeta, desenvolvendo projetos e aproximando a academia do mercado, com representatividade nacional e internacional. É uma parceria entre Biominas Brasil, Sebrae, Unimed BH, Interfarma e Governo de Minas.