Sete Lagoas ganha grupo de desenvolvedores reconhecido pelo Google

  Sete Lagoas acaba de ganhar uma comunidade de desenvolvedores oficialmente reconhecida pelo Google, a Google Developers Group (GDG).À frente da iniciativa estão os programadores Marcus Duarte (aplicativo “Busão Ceh Lagoas”) e Danilo Andrade.

 

  “Entramos no site da Google para desenvolvedores, preenchemos um formulário, seguido de uma entrevista com o responsável pelo GDG no Brasil, Alê Borba, e fomos aprovados. Tivemos que seguir algumas regras de procedimento e aí liberaram acesso às plataformas do Google”, recorda Marcus Duarte. Segundo o programador, a Google só autoriza um grupo por cidade. “Além disso, precisamos ter uma reunião a cada 90 dias, pelo menos, para o grupo ser considerado ativo”, afirma.

 

O que é o GDG?

  O Google Developers Group é um grupo formado por voluntários para colaborarem entre si e com a comunidade que fazem parte para levar conhecimento sobre desenvolvimento de tecnologias, apoiado pelo Google. Hoje são mais de 260 mil pessoas espalhadas por 678 grupos em mais de 100 países diferentes. Nesse link tem todos os GDGs: oficiaismeetup.com/pro/gdg

 

Que tipo de apoio ou chancela a Google dá a esse grupo de desenvolvedores?

  O Google dá apoio ao GDG ajudando nos eventos com matérias para estudo, palestras e codelabs, pode custear alguns palestrantes para eventos, oferece acesso à plataforma Meetup e, por último, mas não menos importante, o nome Google.

 

Qual o objetivo de criar este grupo na cidade?

  O objetivo é criar uma comunidade de desenvolvedores para troca de conhecimentos, experiências e incentivar pessoas a entrarem no mundo da programação.

 

Vocês pretendem realizar eventos na cidade para atrair o público desenvolvedor?

  Sim, o objetivo é fazer eventos pelo menos a cada 15 dias, como palestras, pequenas aulas, codelabs. Vamos definir uma agenda para esse final de ano. Quando tiver tudo certo vamos divulgar no Facebook e no site do Meetup. Um hackathon (maratona de programação) é uma possibilidade. Também estamos pensando em participar do Startup Weekend Sete Lagoas, no final de novembro, mas nosso grupo ainda precisa amadurecer essa ideia.

 

Na sua opinião, como está o mercado de programação/desenvolvimento em Sete Lagoas?

  Sete Lagoas está bastante carente de programadores. Praticamente não tem nenhuma escola que oferte cursos nem empresas que contratam programadores, porém, a cidade tem procura pelo serviço de desenvolvimento de softwares e sites.

 

Quem está à frente do grupo na cidade e atualmente são quantos membros?

  Em nosso canal oficial no Meetup (www.meetup.com/pt-BR/GDG-Sete-Lagoas/) temos 50 membros, e no momento somos dois coordenadores, eu e o Danilo Andrade. Quem quiser participar do grupo, deve entrar em contato pelo (31) 99658-9123 ou fazer contato pela página no Facebook.

 

Marcelo Sander

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *