Programa Meu Primeiro Negócio começa em Sete Lagoas

Três escolas de Sete Lagoas vivenciarão o dia-a-dia de uma empresa ao longo de 12 semanas. Foto: Washington Eloi Francisco

  Dando início às atividades do Programa Meu Primeiro Negócio – uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Secretaria de Estado da Educação, tendo como parceiro metodológico a ong internacional Júnior Achievement – foi realizada na tarde desta quarta-feira, 6, no auditório da ACI Sete Lagoas, a aula inaugural do programa.

 

  O evento contou com as presenças dos alunos selecionados para atuarem nas miniempresas das escolas estaduais Rute Brandão de Azeredo (Cidade de Deus), Edite Furst (Eldorado) e Professor João Fernandino Júnior (Boa Vista), além de professores, diretores das escolas e voluntários do programa responsáveis por orientar os alunos.

 

  O programa tem sua primeira jornada nesta quarta-feira, 13, quando os alunos darão início ao planejamento da empresa, passando pelo brainstorming de ideias de produtos, nome da miniempresa, pesquisa de mercado e estratégias de vendas. Ao longo das próximas 12 semanas, eles deverão abrir o capital social da miniempresa, buscar recursos para a compra de matéria prima, produção e, ao final do processo, o fechamento da empresa.

 

  Para motivar os alunos participantes, deram seus depoimentos o empresário Juninho Sinonô, representando a ACI Jovem; Evaldo Cardoso, analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas; Flávia Leão, como membro do Santa Helena Valley (ecossistema de startups e inovação de Sete Lagoas) e uma das voluntárias; o empresário José Antônio Raposo Jr, representando o SindComércio-SL, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Bruno Violante; o gestor regional do Sebrae Alysson Rodrigo de Almeida; e o professor de Geografia da escola Rute Brandão de Azeredo, representando os demais professores, Washington Elói Francisco.

 

  “Ao sair de casa para ir ao evento, olhei meu guarda roupas e vi a camisa do filme Star Trek (Jornada nas Estrelas) com o símbolo da Confederação Intergaláctica. Percebi que ela tem tudo a ver com o Meu Primeiro Negócio. Primeiro que a palavra ‘jornada’ está no nome tanto da série quanto dos nossos encontros semanais, são jornadas. Segundo que incrivelmente o lema da série é ‘sempre desbravar novas fronteiras’. E é isso que vamos fazer. Vamos ficar imersos em jornadas desbravando novas fronteiras do conhecimento para nossas miniempresas”, disse o professor Washington.

 

  Mais fotos AQUI.

 

Marcelo Sander

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *