O Santa Helena Valley (SHV) – ecossistema de inovação de Sete Lagoas e Região – lançou seu Grupo de Trabalho (GT) Sustentabilidade e Desenvolvimento Urbano durante o Fórum Inovação em Sustentabilidade e Desenvolvimento Urbano, realizado no dia 10 de dezembro de 2024, no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Sete Lagoas.
“O fórum buscou iniciar discussões sobre o território e traçar um caminho para a cidade que queremos”, conta Gilberes Altíssimo, membro do GT. Durante o evento foram apresentados painéis como arborização urbana, sustentabilidade, arquitetura e urbanismo, alguns desses projetos inclusive já em execução, traçando um caminho para o desenvolvimento do território baseado no conceito de cidades inteligentes e resilientes. “Buscamos exemplos desenvolvidos em outras localidades e que podem ser adequados e aplicados a Sete Lagoas, promovendo um novo marco na arquitetura e urbanismo da cidade, buscando soluções sustentáveis, novos materiais, arborização urbana, entre outros”, lembra Gilberes.
A criação de uma área experimental “Sandbox” para implantação de projetos com novas tecnologias como semáforo inteligente, fazendas urbanas, jardins de chuva, áreas para drenagem e o desenvolvimento de projetos de gestão de resíduos também foram mencionados pelos participantes, além de uma maior integração entre setores acadêmicos, sociedade, setor público e privado, promovendo a pesquisa e o desenvolvimento com foco no embasamento legal para a implantação de áreas experimentais e novas tecnologias.
Após o Fórum, o Grupo de Trabalho se reuniu para discutir os assuntos abordados e traçar metas e objetivos para colocar em prática o que foi discutido. Um grupo ficou responsável por projetos urbanísticos, outro por projetos sustentáveis como fazendas urbanas, câmbio verde e o desenvolvimento do espaço experimental Sandbox, e um outro grupo responsável por promover pesquisa e tecnologias.
Sanbox
Com relação ao mapeamento do primeiro bairro Sandbox de Sete Lagoas (ambiente isolado e seguro que permite executar, analisar e testar ideias), Gilberes afirma que será uma área experimental para projetos inovadores serem testados. “A ideia é trazer melhoria de vida para os cidadãos, projetos que melhorem a experiência do usuário, sejam em termos de mobilidade, conforto térmico, praças, parques, jardins, áreas de infiltração, semáforos inteligentes, fazendas urbanas e gestão de resíduos”, completa.
Vale lembrar que o local ainda está em fase de análise e outro encontro, desta vez com o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juca Bahia, foi realizado no último dia 13 de março para dar andamento aos projetos discutidos no fórum.
Respostas de 2
O SHV é um movimento disruptivo e que promove o pensamento inovador nos diversos setores da sociedade, contando com profissionais com grande expertise e vontade de inovar.
Com a contribuição de todos podemos criar um território cada vez melhor e acolhedor. Transformando a cidade num ambiente resiliente, inteligente, feliz e próspero.
Que mensagem inspiradora! O SHV realmente se destaca como um movimento transformador, unindo expertise e inovação para impulsionar mudanças positivas em nossa sociedade. É emocionante pensar no potencial que temos quando colaboramos para construir um território mais acolhedor, inteligente e próspero.
Juntos, podemos transformar nossa cidade em um exemplo de resiliência e felicidade, onde a criatividade e a vontade de inovar moldam um futuro melhor para todos. Vamos seguir trabalhando nessa direção! 💡🚀