Aplicativo informa horários e itinerários de ônibus em Sete Lagoas

  Um exemplo de como a tecnologia pode ajudar a resolver problemas simples do nosso dia-a-dia. Em outubro de 2015 a página de humor no Facebook Cavalos de Sete Lagoas indagava em um post: “Como uma cidade que tem quase 250 mil habitantes ainda não tem um aplicativo gratuito com todos os horários de todas as linhas da cidade? Pessoal da Informática, por que não usar dos seus conhecimentos técnicos para ajudar o seu povo? Alguém aqui saberia/poderia desenvolver esse sistema? A ideia é boa ou ficamos malucos de vez?”.

 

  Não ficaram malucos, não. O programador sete-lagoano Marcus Eduardo (certificado Java e apaixonado por programação) resolveu encarar o desafio. “Eu vi e pensei, bom eu sei fazer APPs. Então por que não colaborar um pouco com a cidade? E o engajamento do pessoal no post foi bem animador. Conversei com o ‘Cavalo’ e ele me conectou a outras três pessoas animadas com a ideia: o Alexandre Carvalho (estudante do 9° período de engenharia elétrica), o Victor Alencar e o André Alves (professor de informática, entusiasta em tecnologia e formando em Sistemas de Informação). Nos conhecemos e falamos um pouco mais sobre a ideia”, revela Marcus.

 

  Assim, poucas semanas depois estava no ar a primeira versão do aplicativo “Busão Ceh Lagoas”. Marcus conta que, para que tudo rodasse minimamente, foram investidas aproximadamente 60 horas em dez dias corridos. “Por enquanto, basicamente ele informa a listagem das linhas da cidade e os horários de circulação de cada uma”, comenta. Mas o “basicamente” já ajuda muita gente.

 

  Na primeira semana de lançamento foram mais de mil downloads. Na última semana já eram mais de 5,5 mil downloads e 254 avaliações, com uma média de 4,5 em 5. “O app tem em média de 66 mil acessos mensais”, revela Marcus. Os usuários aprovam. “Precisávamos disso. Muito prático. E com essa violência toda não preciso sair de casa e ficar exposta no ponto de ônibus durante muito tempo”, escreveu Sirlene Ferreira, na página de avaliação do aplicativo. “Muito bom! Era disso que a galera que depende do busão precisava pra não ficar perdida nos horários”, comentou Jeferson Goulart, na mesma página. O estudante de Comunicação Rafael Souza achou muito útil. É um serviço que facilita demais nosso dia a dia”, disse no Facebook.

 

Atualizações

  Hoje o app roda somente na plataforma Android, mas Marcus anuncia que a equipe já iniciou o desenvolvimento de um site responsivo que possa rodar em outras plataformas como Windows e iOS2 (Apple). Ao longo do tempo a equipe de desenvolvedores recebeu diversos feedbacks. A próxima atualização, que sairá esse mês, contará com novas funcionalidades como a possibilidade de o usuário informar que o horário do ônibus não está correto, agendar lembrete para algum horário específico e adicionar uma ou mais linhas como favorita facilitando sua localização. “Temos mais ideias legais, como ver o itinerário do ônibus, compartilhar localização do ônibus ou informar algum acidente ou problema no ônibus ou na linha”, adianta o desenvolvedor.

 

  Apesar de ser o aplicativo de maior visibilidade da equipe até o momento, não é o único. Marcus Eduardo tem mais alguns apps como o Gas2, que ajuda a calcular a eficiência de consumo de combustível e escolher qual é mais econômico na hora de abastecer: se álcool ou gasolina. E o Comparator 2000, que ajuda a calcular qual produto de gramatura diferente na prateleira do supermercado é mais barato. Já André Alves está iniciando uma startup de jogos educacionais e ja realizou um projeto de um jogo chamado Big, desenvolvido para auxiliar as crianças para aprenderem a separar as letras vogais e consoantes. “É muito satisfatório saber que o app é útil e tem ajudado os cidadãos aqui da cidade”, completa Marcus. O aplicativo “Busão Ceh Lagoas” pode ser baixado gratuitamente na Google Play pelo link bit.ly/sd-busao

 

Marcelo Sander

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *